segunda-feira, 29 de junho de 2015

Bem-casado e sua tradição

O bem-casado é um doce bastante tradicional em casamentos. Não se sabe ao certo a história sobre a origem dele. Alguns dizem que ele é oriundo de Portugal, onde é conhecido como casadinho português e que acabou se propagando pelo Brasil no período da colonização. Independente de onde surgiu o bem-casado, esse doce continua sendo comum em ambos os países, mas o que os diferencia é a textura mais densa dos casadinhos portugueses se comparados aos bem-casados brasileiros que são mais leves.

Ele é composto por massa de pão de ló, onde esta massa é dividida em duas partes e há um recheio que as une. Segundo a tradição, o bem-casado representa duas vidas comprometidas entre si que são seladas pela cumplicidade e respeito mútuo.

O bem-casado além de ser um doce gostoso, ele é embalado como um presente, o que ajuda a compor com beleza e sofisticação a decoração do casamento. Por isso, investe-se cada vez mais nas embalagens que envolvem esse doce.

Normalmente o bem-casado é envolto por papel crepom e amarrado com fita de cetim. No entanto, há quem prefira envolvê-lo com tecidos, rendas, papel celofane ou até mesmo colocá-los em caixinhas apropriadas para o mesmo. Lembrando sempre que é preciso haver uma harmonia entre as escolhas das cores e tipos de embalagem com o restante da decoração da festa.

O bem-casado se tornou tão popular que acabou se tornando um doce apreciado em outros momentos alegres, como:
Bem-nascido: no nascimento do bebê
Bem-jovem: em festa de debutantes
Bem-vivido: em aniversários
Bem-formado: em formaturas
Bem-sucedido: em eventos corporativos
Bem-unido: em comemoração de bodas de casamento

Diz a tradição que para se ter muita sorte e felicidade nesta união, os bem-casados deverão ser distribuídos para cada convidado ao final da festa. E aquele que comer do doce será abençoado com a mesma sorte e felicidade dos noivos. E você, está esperando o que para ter bem-casados no seu casamento? :)





















quarta-feira, 24 de junho de 2015

Mesas dos Convidados - Inspirações

Você por acaso já pensou em quão importante é ter seus convidados bem acomodados e satisfeitos na sua festa? Para isso, ter um carinho e cuidado especial com a mesa dos seus convidados é fundamental! Afinal seus convidados estarão nessas mesas aproveitando uma boa parte da festa.

As mesas dos convidados podem ser quadradas, redondas, retangulares, com toalha, sem toalha, forrada com tecido, espelhada, de madeira, de vidro etc. As opções são muitas! Portanto,  é necessário aliar as escolhas destas mesas com o estilo e proposta do casamento, além dos gostos dos noivos e ter um pouco de criatividade para que tudo fique belo e harmonioso.

Esses tipos de mesas podem ser decoradas das mais variadas formas possíveis. Eis aqui algumas opções de como as mesas dos convidados podem ser compostas:

- com arranjos florais dispostos sobre o centro da mesa
- taças/sousplat/jogo americano/caminho de mesa compondo a decoração da mesa dos convidados
- velas dispostas na mesa para dar um clima romântico
- guardanapos de tecido distribuídos sobre a mesa para criar um ar de sofisticação a decoração
- cardápios localizados sobre a mesa para deixar seus convidados cientes do menu da festa

Lembrando sempre que essas são apenas algumas sugestões de itens que podem estar dispostos sobre as mesas dos convidados, mas nada impede que a criatividade seja um dos itens da sua decoração :)

Agora vamos ao que interessa: inspirações! :D