segunda-feira, 2 de março de 2015

Lista de convidados. Como fazer?!

A lista de convidados é sempre uma dor de cabeça para os noivos, não é mesmo? Afinal é geralmente o ponto de partida para o planejamento do casamento, as decisões nem sempre dependem só dos noivos e a quantidade de convidados afeta diretamente o orçamento da festa. Quanto maior a lista, maior o custo final da festa. Sendo assim é fundamental que a lista seja bem planejada para que o orçamento não extrapole o esperado.

Então, como elaborar uma lista de convidados nem sempre é muito fácil, hoje dispomos aqui de algumas dicas que podem te ajudar nessa etapa dos preparativos. E acredite: todos esses estresses que uma lista de convidados pode gerar, eles passam!


Vai casar? Parabéns! Mas saiba que a primeira coisa a resolver é a sua lista de convidados

Ter uma lista de convidados é importantíssimo para o planejamento do seu casamento. Por isso ela deve ser o primeiro item a ser riscado do seu check list.

Uma lista de convidados interfere em vários itens no seu orçamento: na igreja a ser escolhida, na casa de festas, no orçamento do buffet, na quantidade de bem casados, de doces, de fatias do bolo, de bebidas; influência nas lembrancinhas e até na decoração.

Sabemos que muitas coisas podem ocorrer no decorrer do planejamento do casamento, pessoas podem entrar na nossa vida, bem como sair, e assim a lista de convidados acabar sofrendo uma atualização. Mas é fundamental que se faça essa lista inicialmente, mesmo que sofra algumas alterações futuramente, pois a partir desta lista você poderá ter ideia de como será seu casamento: se será um mini wedding, por exemplo, ou se irá necessitar pesquisar locais que comportem muitos convidados.

E lembre-se: a maioria dos itens de casamento que serão orçados precisarão da quantidade de convidados prevista. Por isso é importante ter a lista de convidados previamente definida.


Defina a divisão da lista de convidados

Hoje em dia os noivos estão cada vez mais arcando com as despesas do seu casamento e é normal querer convidar apenas os seus amigos e/ou pessoas próximas ao casal, fugindo do protocolo de ter que convidar algumas pessoas por 'obrigação' para satisfazer os desejos dos seus pais. No entanto, isso pode gerar alguns conflitos entre vocês e seus pais, afinal eles sempre têm alguém em mente para convidar. Seja aquela pessoa que te viu pequena ou que ainda em alguma fase da sua vida influenciou em alguma coisa. O mais curioso é que você mal lembra dessa pessoa, mas tudo bem.

Para evitar este tipo de problema é importante definir a divisão da lista de convidados, informando aos seus pais a quantidade de convites que eles teriam a disposição, deixando-os ciente dos custos que um casamento envolve. Claro que se eles estiverem arcando com os custos, isso não se aplica, aí muda o quadro.


Brigas em família por conta da lista de convidados

Alguns desentendimentos podem surgir com familiares, sejam pais, mães e até o noivo! Uma dica: ao invés de brigar toda vez que pegar a bendita lista para fazer, cada um faça a sua lista separadamente e ao final vocês unam todas as listas em uma só. Mais fácil de fazer, gera menos estresses e corre menos risco de esquecer de colocar alguém na lista. Daí quando tiver que passar pela fase dos cortes de convidados, caso seja necessário, vocês usam a lista completa. Lembrando sempre que esse é um momento de união e não para ficarem brigando a toda por conta da lista de convidados. Fazer a lista é o ponta pé inicial do casamento! Se fazer a lista de convidados for sinônimo de estresse, imagina o resto todo do planejamento que está por vir. Muita calma nessa hora!


Tenha critério na sua lista

Não é porque você tem quinhentos amigos no seu Facebook que você deverá convidar todos eles para seu casamento. Lista de convidados tem que ser criteriosa, senão vai pesar no seu orçamento.

Comece listando todas àquelas pessoas que não podem faltar no seu casamento. Normalmente essas são as pessoas mais próximas ao casal. Depois liste os parentes e amigos mais distantes, os amigos dos seus pais, amigos de trabalho etc.

E o ideal é que você separe por categoria essas pessoas, assim você começará a ter uma noção melhor de quantos convidados de cada categoria são imprescindíveis serem chamados para seu casamento e quantos ficarão na lista de 'espera'.

Lembrando sempre de colocar na lista, se assim for o desejo do casal, os nomes dos acompanhantes dos seus convidados. Para poder contabilizar a quantidade certa de pessoas a serem convidadas.

É importante também avaliar quais serão os critérios de cortes na lista de convidados, caso seja necessário. Vocês devem criar um protocolo de cortes, por exemplo: cortaremos alguns parentes mais distantes e que não vemos há anos? Ou cortaremos os filhos dos nossos amigos de trabalho? Ou qual a proximidade destas pessoas com a gente, os noivos?

Avaliem cada caso como um caso específico.


Convidar por obrigação

Sei que isso pode ser inevitável e acabar acontecendo de convidar alguém por obrigação. Na maioria dos casos em que os noivos convidam alguém por obrigação, as chances dessa pessoa não aparecer no dia da festa são grandes, até mesmo porque não possuem uma relação tão próxima ao casal. Então, se puderem escolher, opte por pessoas que vocês amam e gostariam muito que estivessem ao lado de vocês no casamento.


Convidados Faltosos

Quanto menor a lista de convidados, menor a chance de haver convidados faltosos. Isso ocorre porque numa lista de convidados pequena haverá mais pessoas íntimas e próximas ao casal.  Todavia para festas acima de 200 pessoas, nota-se que a média de convidados faltosos é de 20% em cima da quantidade de convidados confirmados para a sua festa.


Namorados (as), peguetes e ficantes das amigas (os)? Devemos convidá-los?

Cada caso é um caso, portanto analise cada um especificamente. Porém é importante frisar que vocês, os noivos, tem o direito de convidar apenas quem vocês quiserem, mas lembrando que se a pessoa convidada receber apenas um convite individual e a mesma não conhecer mais ninguém além dos noivos, a chance desta pessoa não comparecer a festa é grande. Por isso é fundamental ter bom senso e analisar cada um dos casos, averiguando a melhor solução para tal.

Pela regra da etiqueta social jamais você pode enviar um convite para uma pessoa ir sozinha a um evento. O correto são dois convites sempre, para que a pessoa possa levar um acompanhante. Mas cada caso é um caso e o casamento é seu!


Como lidar com pessoas indiscretas que se auto convidam ou com convidados que pedem convites a mais?

Seja sempre sincero. E em ambos os casos deixe claro que vocês ficariam felizes com a presença da pessoa em questão, mas informe que o orçamento de um casamento é algo complicado e que infelizmente nem sempre é possível convidar todas as pessoas que se gostaria.

Sei que é complicado isso, mas é preciso ter jogo de cintura. E estejam preparados, pois quando menos se espera, alguém aparece se convidando ou pedindo mais convites individuais.


Devo convidar os meus colegas de trabalho?

Isso fica a critério de vocês. Tudo dependerá do orçamento do casamento e da relação que vocês possuem com seus colegas de trabalho. Mas caso resolva não convidar seus colegas de trabalho ou convidar apenas alguns, evite portanto falar sobre seu casamento no horário de trabalho. Fica chata a situação de você ali falando o dia todo sobre o seu casamento e não convidar as pessoas que estão ali sempre de forma indireta participando dos preparativos do grande dia. Colegas de trabalho são uma coisa, amigos de trabalho são outra.


Esperamos que com essas dicas, montar uma lista de convidados se torne algo mais leve e gratificante, sem o peso de obrigações ou chateações que uma lista como essa pode proporcionar.
Boa sorte pra vocês!